f

"Seja Bem Vindo ao blog da Igreja Missão Evangélica Deus é Fiel"

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A Bíblia para o povo

John Hus
John Hus (1374-1415), reitor da Universidade de Praga, capital da Boêmia (atual República Tcheca), se manifestou contra a ganância, imoralidade e ambição do clero da época. Hus foi influenciado pelos ensinamentos de Wyclif. Como resultado da expressão franca de suas ideias, Hus foi acusado de heresia, preso e, por fim, queimado na fogueira. Os seguidores de Hus, porém, começaram a traduzir a Bíblia para o tcheco e um Novo Testamento nessa língua foi publicado em 1475. 

Heresia!
John Wyclif (1329-1384) desejava que a Bíblia fosse traduzida para o inglês, pois, desse modo, pessoas comuns poderiam entender sua mensagem. Wyclif considerava absurdo os padres decidirem quais partes da Bíblia deviam ler para os fiéis e como interpretá-las. Wyclif lecionou na Universidade de Oxford até ser expulso por criticar esses e outros problemas da Igreja. Posteriormente, foi julgado como herege e alguns de seus livros foram lançados numa fogueira pública. 

A Bíblia de Wyclif
Alguns dos seguidores de Wyclif, como Nicholas de Hereford e John Purvey, traduziram a Bíblia inteira para o ingês, tarefa que completaram em 1384. A "Bíblia Wyclif" foi proibida em 1408, mas centenas de cópias foram preparadas e vendidas em segredo. Apenas uma pequena parte do povo sabia ler, de modo que os seguidores de Wyclif, ministros pobres ou "lolardos", viajavam de cidade lendo e explicando o texto bíblico. Alguns foram queimados na fogueira como hereges, com Bíblias amarradas ao pescoço. Cerca de 170 cópias dessa versão, porém, chegaram até nós.
Pastor Eraldo Moises