f

"Seja Bem Vindo ao blog da Igreja Missão Evangélica Deus é Fiel"

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Alimentação Milagrosa

Suponha que você acabou de comprar o carro dos seus sonhos um Porsche Panamera, um Mercedes-Bens S-Class ou um Audi A8. Você cogitaria colocar o pior tipo de combustível existente, pular as trocas de óleo ou ignorar por completo as revisões sugeridas pelo fabricantes? É claro que não! Quem acabou de desembolsar mais de 600 mil reais por um carro de luxo seria extremamente cuidadoso em mantê-lo nas melhores condições. O corpo humano é muito mais belo, complexo e finamente sintonizado do que qualquer automóvel. É uma proeza da inteligência infinita de engenharia. Pense nas maravilhas de uma única célula, a complexidade do cérebro, os detalhes minuciosos do coração ou no milagre divino do nascimento. Ficamos perplexos diante do projeto cuidadosamente idealizado do corpo humano. O amoroso Criador se dedicou ao máximo para nos formar; e, assim como um carro de luxo, nosso corpo também necessita do melhor combustível para dar energia à vida. Esse combustível provem da comida que ingerimos. sem combustível de qualidade, o carro de luxo reduz o número de quilômetros por litro, perde potência, e o motor não funciona tão suavemente. Sem a nutrição apropriada, o corpo também não funciona de maneira adequada. Uma dieta equilibrada, formada pela seleção dos melhores alimentos, provê os nutrientes essenciais necessários para o crescimento, a conservação e a energia. Quando escolhemos comida de baixa qualidade ou não comemos o suficiente até mesmo dos melhores alimentos, a máquina do corpo sofre. E, quando comemos alimentos refinados em excesso, podemos ficar acima do peso e com carência de nutrientes vitais. Aquele que nos fez se importa com nossa saúde, e nós também devemos fazê-lo. Com certeza, o apóstolo João ecoava o desejo do coração do Senhor ao dizer: "Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma" (3 João 2). Cuidar do corpo não é algo que fazemos em acréscimo ao fato de sermos cristãos. Trata-se de algo que está no centro do plano de Deus para nossa vida. Não entenda mal. O caminho para o Céu não é pela alimentação. Somos salvos somente pela graça (Efésios 2:8). No entanto, podemos falhar em cumprir o propósito divino para nossa vida por causa de maus hábitos alimentares, que trazem doenças prematuras evitáveis e até mesmo a morte. Não se engane: aquilo que comemos é importante.

Entenda a boa nutrição
Proporcionamos energia ao corpo por meio dos alimentos que escolhemos comer. Eles fornecem os nutrientes essenciais para uma vida saudável e produtiva. A digestão é o processo complexo de reduzir os alimentos em seus blocos construtores individuais para que o corpo possa assimilá-los e usá-los a fim de manter a vida. O processo começa na boca, passa para o estômago, em seguida para o intestino delgado e, por fim, chega ao intestino grosso. Podemos dividir os nutrientes de que o corpo necessita nas seguintes categorias importantes:
•Carboidratos: Em uma dieta com "combustível Premium", a maior parte dos carboidratos deve se originar de fortes ricas e não refinadas, como cereais integrais, legumes, frutas e verduras.
•Proteínas: Todas as células do corpo contêm proteínas, e a reparação e o crescimento de tecidos precisam delas. embora quase todos os alimentos contenham um pouco de proteína, produtos animais como leite e ovos são boas fontes, mas não as únicas. as leguminosas (feijões) São uma excelente fonte de proteínas.
•Lipídeos: São as fontes concentradas de energia, as gorduras. Com frequência, ingerimos lipídeos demais porque gostamos do sabor que eles conferem aos alimentos. Muitas pessoas preferem comer batatas fritas em vez de cozidas. As castanhas em quantidade moderada fornecem lipídeos de excelente qualidade. O corpo necessita dessas gorduras para absorver as vitaminas lipossolúveis.
•Vitaminas:São componentes orgânicos essenciais da alimentação, necessários em pequena quantidade para o crescimento e as atividades normais. A maioria está naturalmente presente nos diversos alimentos. Algumas são lipossolúveis e outras, hidrossolúveis. Quando não temos um suprimento suficiente delas, segue-se uma carência.
•Minerais: Esses elementos inorgânicos são vitais para a saúde humana. É fácil obtê-los em alimentos de origem animal e vegetal. Também é possível ter carência deles quando se ingere muito pouco.
•Antioxidantes e fito nutrientes: Os cientistas já identificaram centenas dessas substâncias, que protegem o corpo de doenças e de alguns efeitos do envelhecimento. Podemos encontrá-las principalmente nos cereais integrais, nas frutas, verduras e castanhas. Você necessita de todas essas categorias de alimentos a fim de desfrutar boa saúde. O segredo está na combinação delas.
Pastor Eraldo Moises