f

"Seja Bem Vindo ao blog da Igreja Missão Evangélica Deus é Fiel"

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A mensagem dos profetas

isaías-Malaquias
Século Vlll a.C. Amós e Oseias,únicos profetas do Reino do Norte que registraram nessa época, bem como Isaías e Miqueias, no Reino do Sul. Isaías tratou de três situações que consideremos separadamente.

Amós
Situação: Grande prosperidade e grande corrupção no Reino do Norte. Mensagem: Deve-se atender para o julgamento de Deus por causa da injustiça.

Oseias
Situação: Grande prosperidade e grande corrupção no Reino do Norte. Mensagem: Deus ama o povo profundamente e se entristece com sua idolatria e corrupção. Por se importar com seu povo, Deus o julgará.

Is 1-39 
Situação: O país era própero e se aproveitava dos problemas das nações vizinhas e do fato de os inimigos estarem ocupados com outras questões. Uma grande brecha havia se aberto entre ricos e pobres e o sistema judiciáriao favorecia os primeiros à custo dos últimos. Mensagem: Deus é grande e julgará a injustiça e a opressão.

Is 40-45 
Situação: O profeta supõe que o exílio já ocorreu e o julgamento sobreveio. Israel pode, agora, olhar para um novo futuro. Mensagem: Deus é grande e salvará. Esta seção inclui algumas das proclamações mais maravilhsas do Antigo Testamento acerca da natureza de Deus e entevê a vinda do Servo de Deus, o Messias.

Is 56-66 
Situação: Esta seção olha ainda mais adiante, para a situação depois do regresso do exílio, por ocasião do restabelecimento de Israel como nação. Há decepção, porém, pois nem todas as expectativas do povo se cumpriram. Mensagem: Deus é grande mesmo quando a vida não parece tão boa.

Miqueias
Situação: Grande prosperidade e grande corrupção no Reino do Sul. Mensagem: deus julgará o povo por sua injustiça e imoralidade; para aqueles que se arrependerem, porém, ele reserva um excelente futuro e esperança.

Até o exílio
Quatro profetas, Naum, Sofonias, Habacuque e Jeremias, começaram a ministrar durante o século Vll a.C. Não há como datar com tanta precisão o ministério de Obadias, Jonas e Joel.

Naum
Situação: Crueldade e pecado em Nínive, a capital da Assíria. Mensagem: Julgamento sobre Nínive.

Sofonias
Situação Pecado e incrudelidade em Judá. Mensagem: Arrependam-se enquanto ainda há tempo.

Habacuque
Situação: A corrupção em Judá e a perversidade de seus inimigos. Mensagem: Em meio à confusão e dúvida, a realidade de Deus permanece.

Jeremias
Situação: A Babilônia atacava e estava prestes a conquistar Judá. Mensagem: Sejam realistas a repeito da situação. É um julgamento divino merecido. Deus não intervirá para par salvar seu povo. Mudem seu estilo de vida, aceitem o castigo e aguardem com esperança a salvação que deus trará.

Obadias
Situação: Transtornos causados pelos inimigos. Mensagem: Cuidado, Edom! O Deus de Israel é soberano.

Jonas
Situação: Crueldade e pecado em Nínive, a capital da Assíria. Mensagem: Arrependam-se ou serão destruídos. Deus se importa com as nações. O arrependimento é seguido de misericórdia.

Joel
Situação: A vida continua (e o pecado também). Mensagem: Deus agirá. A desobediência resulta em calamidade e a retidão, em benção.

Durante e depois do exílio Ezequiel
Situação: Na Babilônia, durante o exílio. Mensagem: Aceitem o castigo, amem a Deus e tenham esperança para o futuro.

Ageu
Situação: O povo regressou do exílio; o templo ainda não foi reconstruído. Mensagem: coloquem Deus em Primeiro lugar.

Zacarias
Situação: De volta do exílio; mas onde está a glória? Mensagem: Visões e o dia vindouro do Senhor.

Daniel
Situação: Na Babilônia. Mensagem: Histórias de honra e resistência; sonhos e visões do futuro.

Malaquias
Situação: As dificuldades continuam em Judá. O povo crê, mas não demonstra compromisso. Mensagem: Coloquem a vida em ordem! Se o fizerem, serão cobertos de bênçãos; do contrário, serão cobertos de julgamento.

Pastor Eraldo Moises