segunda-feira, 3 de agosto de 2015
O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO 02
O testemunho do Espírito difere do testemunho de nosso espírito, pois é direto, simples e não deixa dúvidas. Muitas vezes - talvez quase sempre - ocorre antes do testemunho de nosso espírito. Ele sempre toma a dianteira no caso de pessoas que não recebem instrução adequada. As conversões mais espetaculares acontecem assim. O testemunho de Deus chega ao coração primeiro, e só depois se une ao testemunho do espírito humano.
O testemunho do Espírito Santo também pode vir depois. O cristão talvez não esteja certo de que realmente experimentou a conversão. Ele pode, nesse caso, perguntar diretamente a Deus, comunicar-se com Ele, e obterá resposta: "Aquele que fez o ouvido, não ouvirá? E o que formou o olho, não verá? [...] E o que dá ao homem o conhecimento, não saberá?" (SL 94.9,10). A visão, a audição e os demais sentidos nos foram dados para que nos comuniquemos uns com os outros. Mas Deus pode comunicar-se com a nossa alma sem a intervenção deles.
O modo como o testemunho do Espírito Santo nos é comunicados é um verdadeiro mistério, porque o vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai"(Jó 3.8). Esse testemunho renova-se muitas vezes na experiência do cristão. Nenhuma dúvida pode permanecer diante do Senhor, "porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações" (2 Co 4.6).