O testemunho do Espírito Santo é muito mais convincente que o de nosso espírito, "porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus" (1Co 2.10). O nosso perdão ocorre na mente de Deus, as quais nenhum ser humano pode atingir, dá testemunho de que fomos perdoados.
O testemunho do Espírito pode ser definido como a certeza que o homem tem em Deus de que os seus pecados foram perdoados e de que foi reconciliado pela graça divina. Esta é a nossa convicção: os que verdadeiramente creem em Cristo e se esforçam para andar no caminho de Deus e pelo Espírito que os habilita a descobrir o favor divino, ter a infalível certeza de que são salvos.
O ser humano, portanto, obtém de Deus a certeza de que os seus pecados foram perdoados. E o testemunho do Espírito é aquela sensação interior, na alma, pela qual o Espírito Santo de Deus testifica ao nosso espírito que somos filhos de Deus, que Jesus Cristo nos amou e entregou a própria vida por nós, e que todos os nossos pecados foram apagados, e fomos reconciliados com Deus.