Escrita
As primeiras formas de escrita consistiam em figuras simples, sendo que cada figura representava uma palavra. Arqueólogos encontraram na Babilônia (atual Iraque) escrita desse tipo com mais de oitocentas figuras datadas de mais de cinco mil anos.
Hieróglifos
Os egípcios criaram suas próprias figuras em miniatura para representar palavras ou partes de palavras que eram pintadas em folhas de papiro e em paredes.
Escrita cuneiforme
Uma vez que não tinham acesso a papiro e era difícil desenhar em tábuas de argila, os babilônios foram simplificando suas figuras cada vez mais, até as palavras se tornarem formas padronizadas gravadas na argila com hastes em forma de cunha. A palavra "cuneiforme" significa "em forma de cunha".
O alfabeto
Por volta de 1500 a.C., alguém em Canaã teve a excelente ideia de criar um símbolo (uma letra) para cada som da língua e descobriu que eram necessários cerca de 25 símbolos.
não era mais preciso aprender centenas de formas diferentes, uma para cada palavra. Era possível escrever qualquer palavra ao se ouvir seus sons e anotar as letras correspondentes. Essa ideia simples se espalhou rapidamente para outras línguas.
Pastor Eraldo Moises
