f

"Seja Bem Vindo ao blog da Igreja Missão Evangélica Deus é Fiel"

quinta-feira, 10 de março de 2016

-Lição 5

Características do Líder Cristão
São vários os dons. É igualmente vários os ministérios. O ministério frutífero e vitorioso depende do dom que o acompanha e enriquece. Alguns lideres que Deus levantou em nosso meio são verdadeiros apóstolos. Não o são porque se fizeram a si mesmos, senão porque deus lhes deu o verdadeiro dom, Ef. 4.11. O evangelista se caracteriza por sua ousadia, por sua agressividade apaixonada, por seu pioneirismo, por seus apelos inflamados, por seu verbo inspirado. Busca-se no pastor algo um pouco diferente. O pastor modelo nas escrituras é, naturalmente, o Senhor Jesus. Ele foi o maior evangelista, mas também o maior pastor. Assim, destacamos algumas das muitas qualidades que devem estar presentes na vida de um líder espiritual:
01. O líder deve ter amor (Gl. 5:22a) Ninguém conseguirá êxedo na obra de deus sem amor. Nossa redenção foi efetuada em amor (Rm. 5.8). Somos salvos por causa do maravilhoso amor de Deus. Quem lidera a obra de Deus deve estar cheio de amor.
02. o líder deve ter mansidão (Mt. 11.29) Jesus nos ensinou a sermos mansos como Ele é Mansidão não significa frouxidão, nem desprezo à justiça. A verdadeira mansidão nos torna moderados, plenos de equilibro espiritual, de modo a alcançarmos a bênção de Deus para a igreja.
03. O líder deve ter poder (At. 1.8) O poder espiritual nunca pode nem deve ter confundido com autoridade déspota. Há os imaginam que a igreja lhes pertece e por isso usam de autoridade humana e abusiva na condução do trabalho do Senhor Jesus. Necessitamos da autoridade Espírito, de uma liderança de fato espiritual, de fato espiritual, de uma unção do Santo dos santos.
04. O líder deve ter visão (Ap. 3.18) A principal visão que o líder deve ter é sobre as necessidades e oportunidades da Obra (Jo. 4.35). A Palavra de Deus dá muita ênfase á visão espiritual. O homem que nada enxerga para onde conduzirá os seus liderados? A visão perfeita pode e deve ser renovada com aplicações do colírio do céu o líder precisa conhecer asw necessidades locais, nacionais e universais da Obra. A igreja de cristo deve ser liderada por homens que "vêem al longe", vêem o invisível".
05. O líder deve ter experiência. Um neófilo não pode ser líder. Não devemos fazer a obra de Deus baseados unicamente em nossa experiência pessoal, todavia a nossa experiência deve aumentar progressivamente (Hb. 5.14). O líder deve conduzir seus liderados por caminhos através dos quais ele mesmo já tenha passado. Esta verdade se observa na própria vida de Jesus, que "em tudo foi tentado... para socorrer os que são tentados".
06. O líder deve ser um homem de Deus. O verdadeiro servo de Deus que apascenta o rebanho do Senhor, deve ser sobretudo um homem de Deus.
07. O líder cristão deve ter grande capacidade de auto-domínio. Em Jesus isto é notável. Ele sabia controlar-se a si mesmo para merecer grande confiança e ilimitado respeito por parte da comunidade. Todos podem se apressar em falar, menos o líder. Ele sabe ouvir. Sabe perguntar. Sabe identificar o centro de uma questão. Saber julgar com discernimento. Jamais se apaixona por um grupo, por uma elite, por uma facção. O líder de todo o grupo.
08. O líder cristão deve ter uma grande serenidade diante do adversário. Existem alguns segredos na liderança espiritual. O Espírito santo é quem capacita o líder, dando-lhe a serenidade exigida para os grandes momentos. Se o tentador lhe oferece glória, ele serenamente a rejeita. Oportunidades de crescer sem motivação divina são frequentes no exercício da liderança cristã. ele deve ser enérgico, deve impor respeito, mas nunca perder a serenidade (Jo 18.1-11). O líder cristã serenamente se deixa até imolar, mas defende o grupo que lhe foi confiado. O bom líder nunca sacrifica os seus liderados. Prefere sacrificar-se a si próprio.
09. O líder espiritual deve ter uma grande capacidade de perdoar. O líder espiritual sabe relevar as fraquezas de seus liderados, perdoando-os. Perdoa bem antes do pedido ser feito. Mas isto não exclui o dever do ofensor. A maneira como Jesus tratou a mulher samaritana e a mulher pecadora (Jo 4,8) nos ajuda a ter o modelo perfeito do líder.
10. O líder espiritual deve ter uma grande capacidade de formar obreiros. O evangelista funda igrejas. O mesmo edifica vidas através do ensino. O pastor forma obreiros. Não apenas também isto. Jesus preparou 12, depois preparou 70, depois continuou preparando. Tarefa do líder espiritual. O bom líder deve preparar auxiliares, cooperadores, olhando para eles com uma visão espiritual. Há um exemplo clássico em At. 16.3a. Timóteo, ao que consta, não recebeu a chamada através de sonhos, profecias, visões ou revelações etc. Ele foi chamado através de paulo. O pastor é um pai. Um pai que deve gerar filhos. Esses filhos deverão ser futuros obreiros. A sombra de pedro, o deserto da Arábia, a escola de profetas, o monte da transfiguração, tudo isto são ideais de como o obreiro pode desenvelver um grande ministério. Um grande ministério não é um ministério quantitativo, estatístico. É o ministério. Um grande ministério não é um ministério quantitativo, estatístico. É o ministério que se projeta através do tempo. Quando um pastor gera obreiros, chega o dia de sua morte, ele se vai, mas "depois de morto, ainda fala". A carência de espaço não nos permite continuar. Pensemos, todavia, no acima exposto. E que Deus acrescente os dons efetivos a cada servo(a) que humildemente se apresentar para cumprir a vontade de deus, aqui na terra. Necessitamos de liderança espiritual para dispor de suficiente autoridade sobre a igreja e orientá-la devidamente. Uma nuvem de doutrinas heréticas cai sobre o mundo e tenta invadir a igreja. Falsas doutrinas. Estamos vivendo uma época extremamente difícil. Forças inimigas tentam destruir a eleita de Jesus. somente homens dotados de verdadeira liderança espiritual podem, em nome do Senhor, conduzir o rebanho a pastagens verdejantes e deixá-lo fora do alcance do lobo cruel. Necessitamos de liderança espiritual para dispor de suficiente autoridade sobre a igreja e orientá-la devidamente. Uma nuvem de doutrinas heréticas cai sobre o mundo e tenta invadir a igreja. Falsas doutrinas, desvios da fé, heresias cruéis, sensacionalismo gritante, falsos profetas, falsos doutores, ensinadores de mentiras, falsos cristos e outras aberrações tomam conta do mundo. Como a igreja os vencerá? Dispondo de lideres fiéis e sinceros, na direção do Espírito de Deus. Deus nos ajude a sermos usados por Ele com o verdadeiro espírito de liderança e assim levaremos a igreja a presença do Senhor Jesus, o nosso Sumo Pastor. Achei por bem terminar esta matéria falando dos líderes da igreja, homens que Deus tem confiado esta sublime tarefa, ensinar, apascentar e evangelizar, espero que Deus vos enriqueça cada dia mais, e continue vos capacitando na vocação em que for chamados, e o conselho que o sogro de Moisés deu ao seu próprio genro, eu também quero dar aos meus companheiros; escolha homens preparados por Deus para vos ajudar nesta tarefa, o obreiro nunca deve fazer tudo sozinho, além de ficar terrivelmente cansado causa revolta aos companheiros que estão no púlpito, à obreiros que parecem verdadeiros ditador e isso não agrada a Deus e nem aos companheiros, estou falando por experiência própria, eu conheço uma igreja que os cultos são realizados assim, se o pastor presidente estiver no púlpito e ele começar o culto já se sabe que nenhum obreiro vai ser solicitado para fazer nada, ele dirige o período devecional, após o mesmo faz a leitura, ora após a palavra e o mesmo distribui as oportunidades, e o mesmo prega e faz a oração final, o mesmo faz os anúncios e encerra o culto, na ausência dele o vice-presidente faz a mesma coisa. Na minha opinião uma igreja dessa não precisa de ministério, todas as tarefas devem ser bem divididas. Os cultos devem ser realizados assim: O companheiro dá-se início ao culto, fazendo uma fervorosa oração com igreja, após canta-se alguns hinos ou indica um colega para cantar, após a leitura devocional deve ser feita pelo pastor da igreja, o mesmo deve orar ou indicar um colega para fazer esta oração, após deve indicar um obreiro para a direção do culto, antes do mensageiro deve-se fazer os anúncios e etc. Passaremos a conclusão desta matéria deixando aqui versículos para os cooperadores, diáconos, presbíteros e evangelistas.

Cooperadores e Diáconos
Rm.16:3,9,21 - 1Co. 3.9 - 1Co. 9.23 - 1Co. 16.16 - 2Co. 6.1 - 2 Co.8.23 - Fp. 2.25 - Fp. 4.3 - Fp. 1.1 - Fm 24 - 3. Jo 8 - 1. tm. 3.1,8,12,13

Presbiteros e Evangelistas
At. 11.30 - At. 14.23 - At. 15.2,4,6,22,23 - At. 16.4 - At. 20.17 - At. 21.18 - 1Tm. 5.17,19 - Tt.1.5 - Tg. 5.14 - 1Pe. 5.1 - 2Jo. 1 - 3Jo. 1 - 1Tm. 4.14 - 2Tm. 4.5


As inscrições serão abertas dia 12/03/2016. Não fique de fora!