No século ll, cristãos compilaram os livros do Novo Testamento. É provável que tenham sido os primeiros a eliminar o uso de rolos. Tiveram a ideia de juntar vários folhas de papiro ou pergaminho, dobrá-las ao meio e acrescentar mais folhas dobradas ao meio e acrescentar mais folhas ao meio e acrescentar mais folhas dobradas. Ás vezes, o antecessor de nosso "livro" também era protegido por uma capa dura. Esse tipo antigo de livro era chamado de códice. O livro em cena.
Códice Sinaítico
A mais antiga cópia grega que contém todos os livros do Novo Testamento foi escrita pouco de 300 d.C. Chama-se Códice Sinaítico, pois foi encontrada no sopé do monte Sinai, no mosteiro de Sta. Catarina. Em 1844, o estudioso alemão Constantin von Tischendorf estava visitando esse mosteiro isolado quando descobriu alguns pergaminhos com escrita grega antiga.
Os manuscritos eram, datado do século lV d.C. Empolgado com a descoberta, Tischendort voltou ao mosteiro e, depois de algum tempo, encontrou filhas correspondentes a quase toda a Bíblia. Hoje, a maior parte do Códice Sinaítico é preservada pelo Museu Britânico, em Londres.
Outros manuscritos antigos importantes da Bíblia em grego são o Códice Vaticano, em Roma, e o Códice Alexandrino, também no Museu Britânico.
Pastor Eraldo Moises
